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Varejista: Aposte no comércio exterior para impulsionar seus negócios
Rodrigo Diaz *

Artigo - Federal - 2017/3589

O varejo é um segmento com muitas particularidades e, muitas vezes, por conta disso, as diversas oportunidades que o comércio exterior oferece acabam não sendo exploradas por essas empresas, por motivos que variam entre falta de volume, grande variação de produtos e de fornecedores, ou até mesmo por questões ligadas à sazonalidade, que precisa ser muito planejada.

O que muitos varejistas ainda não perceberam é que sim, é possível ter uma gestão eficiente das operações de comércio exterior, mesmo considerando todas as particularidades do processo de importação ou exportação de mercadorias, e que estas operações poderão garantir uma maior competitividade para o negócio.

Artesanato, pedras preciosas, joias, sementes, polpas de frutas, cosméticos e produtos típicos com forte identidade brasileira fazem sucesso entre os consumidores estrangeiros. Segundo pesquisa da Nielsen encomendada pela empresa de pagamentos PayPal, a expectativa é de que as empresas brasileiras possam vender R$ 4 bilhões via internet até 2018.

A negociação para importar produtos ou matérias prima sem similar nacional ou com melhor preço, também pode ajudar seu produto a ter um preço mais competitivo no mercado interno.

Mas para garantir uma operação segura e atendendo às complexas regras das operações brasileiras e dos países que irá se relacionar, é imprescindível ter uma gestão informatizada e eficiente garantindo visibilidade, acompanhamento e validação de todos os passos do processo.

Ou seja, considerando uma empresa do setor varejista, para que tenha negociações internacionais de sucesso é importante:

Adaptar toda a empresa para negociações, não somente a área de comércio exterior, mas as áreas de Vendas e Compras também deverão conhecer a legislação do país importador, assim como os prazos e cronogramas. A área de Logística precisa estar ciente dos desafios e obrigações do novo foco de atuação, a área financeira deverá fazer a gestão dos recursos e pagamentos em moeda estrangeira, entre outros. Ou seja, é importante o planejamento e definição de metas para a empresa como um todo.

Evoluir e manter-se atualizados sobre todas as fases do processo. Neste contexto, a criação de alertas automáticos é um bom recurso para garantir a visibilidade e atuação precisa em cada necessidade. Nos casos sazonais sua empresa precisa ter consistência dos históricos para que, por meio da sua avaliação, para garantir produtividade evitando problemas futuros e prazos de entregas incompatíveis com as necessidades da operação.

A precisão das informações é imprescindível, uma falha na apuração dos impostos que implique em pagamento de valores incorretos pode expor sua empresa e gerar multas, por isso um controle sistêmico é importante, para lhe dar segurança e evitar falhas. O alto volume de itens, mesmo que de valores pequenos, exige ainda mais essa precisão, pois há uma maior complexidade com relação a classificaçclose ão.

A padronização do processo é importante para as empresas que atuam no varejo, pois no setor é comum a ocorrência de operações muito extensas e variadas, ocasionando na necessidade do uso de muitos recursos internos e externos. Com a padronização e automação dos processos, inclusive nas atividades de classificação, sua empresa poderá aumentar a produtividade além de ajudar que tenha ainda mais precisão nas informações.

E por fim, ter segurança. Sua empresa precisa garantir que está suportada pelo melhor conteúdo e com processos controlados para diminuir o risco de multas e penalidades, com acesso a conteúdos atualizados, acompanhando as mudanças frequentes e com todos os processos automatizados. Uma base de dados atualizada possibilitará a centralização das informações e um fácil acesso na eventualidade de auditorias, além de garantir que todas as áreas da empresa tenham a mesma visão das demandas de cada processo.

 
Rodrigo Diaz
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