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25.11.2010 - Apex-Brasil lança Centro de Negócios em Angola (Apex Brasil)

 A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lança, no próximo dia 29 de novembro, seu primeiro Centro de Negócios (CN) no continente africano, na cidade de Luanda, em Angola.  A exemplo dos demais escritórios da Agência no exterior, o CN de Luanda funcionará como plataforma destinada a auxiliar no processo de internacionalização das empresas brasileiras e a incrementar a participação nacional nos mercados africanos.

O potencial de mercado para produtos e serviços brasileiros é grande e tem influenciado empresas nacionais a investir na África. Angola é o principal parceiro comercial do Brasil no continente africano, estando entre os maiores destinos de exportações brasileiras. Muitas empresas brasileiras têm se instalado no país a partir das oportunidades geradas pelo processo de recuperação da capacidade produtiva pós-guerra civil, especialmente na área de infraestrutura.

O Centro de Negócios da Apex-Brasil em Luanda vem reforçar o apoio ao investimento no mercado africano e dar suporte às empresas brasileiras com foco no continente. Seus principais objetivos serão identificar oportunidades de negócios e investimentos e expandir o comércio entre Brasil e África. O escritório irá operar no centro empresarial Belas Business, em Talatona, região de expansão da cidade que concentra atividades empresariais em Luanda.

Esse será o sétimo Centro de Negócios da Agência, que já mantém unidades na Ásia (Pequim - China), Oriente Médio (Dubai - Emirados Árabes Unidos), América do Norte (Miami - Estados Unidos), América Latina e Caribe (Havana - Cuba), Leste Europeu (Varsóvia - Polônia e Moscou - Rússia) e Europa Ocidental (Bruxelas - Bélgica). O escritório na Bélgica tem o objetivo de acompanhar as tendências e decisões da União Europeia que afetem ou possam afetar as exportações brasileiras.

O fortalecimento das relações entre o Brasil e os países africanos, em particular Angola, resultou em expressivo aumento do intercâmbio comercial nos últimos anos. Em 2009, a corrente comercial entre o Brasil e a África foi de US$ 17,2 bilhões, sendo US$ 8,7 bilhões em exportações e US$ 8,5 bilhões em importações, conforme dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Entre 2005 e 2009, a corrente de comércio Brasil-Angola evoluiu de US$ 520 milhões para US$ 1,5 bilhão, correspondendo a uma variação positiva de 182,6%.

Parceria histórica

Desde 2003, a Apex-Brasil tem intensificado projetos e ações comerciais diversificados no continente africano, a exemplo da participação brasileira na Feira Internacional de Luanda (Filda), da promoção de missões, rodadas de negócios e seminários, entre outros. Em 2009, além de participar da Filda, a Agência organizou três missões empresariais a países africanos, chefiadas pelo ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.

A primeira delas foi a Missão ao Norte da África, em janeiro de 2009, visitando Líbia, Argélia, Tunísia e Marrocos, com 92 representantes brasileiros de dez segmentos: agronegócio, energia, mineração, tecnologia da informação, máquinas e equipamentos, automotivo, logística, têxteis e calçados, construção civil e defesa. Em junho, a Missão à África Subsaariana esteve em Gana, Senegal, Nigéria e Guiné Equatorial. Em paralelo, a Apex-Brasil realizou a Exposição Brasil AgriSolutions, em Dacar, Senegal, com 25 empresas brasileiras dos setores de alimentos industrializados, máquinas e equipamentos agrícolas e biocombustíveis. A exposição gerou negócios estimados em US$ 18 milhões e recebeu 2 mil visitantes de 16 países do oeste africano - Benin, Burquina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.

A Missão Empresarial ao Sul da África, realizada em novembro de 2009, resultou em US$ 115,2 milhões em negócios para 93 empresas brasileiras. A comitiva teve reuniões de negócios em Angola, Moçambique e África do Sul com empresários dos segmentos de alimentos e bebidas, agronegócio, casa e construção, indústria automotiva, energia, máquinas e equipamentos, varejo, cosméticos, materiais elétricos e eletroeletrônicos, calçados, defesa, infraestrutura e têxtil. Ainda em 2009, foi realizada a Missão Brasil Trade África, em setembro, em Joanesburgo, África do Sul. Participaram 34 trading companies de sete estados brasileiros, com produtos fabricados por 376 indústrias de pequeno porte, e 150 compradores de 11 países africanos.  O evento registrou US$ 40 milhões em negócios imediatos e futuros.

A ação mais recente da Apex-Brasil no continente foi a Filda, em julho de 2010, com a presença de 40 empresas brasileiras que encerraram a feira com estimativas de negócios da ordem de US$ 50 milhões, entre imediatos e previstos para os 12 meses seguintes. Entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro de 2010, a Apex-Brasil e o MDIC realizam a Missão Empresarial a Angola e à África do Sul, com a participação de 25 empresas brasileiras.
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